Monday, April 02, 2007

voltaste

Voltaste.

Voltaste a Portugal, voltaste ao Porto, voltaste a Lisboa, voltaste aos sitios que em princípio te dizem alguma coisa.

Voltaste a ver os avós, e os tios, e os pais, e os amigos, e o irmão, e o namorado, e as amigas, e o esquilo, e tudo mais.

Voltaste.

Voltaste e mais uma vez tudo mudou. Confunde-te, certo? Irrita-te que não possa ficar tudo na mesma! Indigna-te tudo aquilo que mudou, espanta-te tudo aquilo que deixaste por fazer, desespera-te que o tempo nunca seja capaz de parar, nem por um bocadinho, só para te deixar respirar. É estranho, lá nisso tenho de concordar contigo! São até por vezes complexas as mudanças a que nem tens tempo de te habituar, mudaram algumas coisas que tomavas por certas, escapam um bocadinho mais os velhinhos que tu só querias que ficassem cá eternamente, mudam os amigos que se pensam eternos... É efectivamente demais!

Voltaste e esquecestete por um momento de que também tu já não és a mesma desde a última vez que partiste, ignoras o facto de também tu teres começado a ambicionar coisas um bocadinho diferentes, menosprezas o facto de a vida ter que continuar o seu rumo natural, e nem queres pensar nos anos que foram passando entretanto...
Sim, porque bem visto é uma injustiça! Lá isso tem de ser dito!

Porque os velhinhos podiam ficar sempre bem, e estarem sempre lá para nos fazerem as vontades, porque quem disse que chega a uma altura em que já não precisamos de um avós que nos façam as vontades estava muito enganado! Porque os amigos podiam crescer sempre comnosco e acabar por seguir um rumo parecido com o nosso, e não nos deixarem em situações complicadas como despedidas e coisas que tal! Porque podia continuar tudo igual em “casa”, e a “casa” podia continuar a ser nossa! Porque podias viver uma vida de malas feitas mas teres o prazer de manipular o tempo para que este esperasse por ti, só um bocadinho! Enfim...

Voltaste.

Voltaste tu aos sítios que julgavas conhecer! Mas voltaste só tu, porque os sítios, esses, parecem estar felizes assim, sem ti!

6 comments:

astuto said...

"O bom filho à casa torna!"

Por mais voltas que dê a vida, regressamos sempre, mais tarde ou mais cedo, ao local onde tudo começou e de onde só nos lembramos que fomos felizes!

Cumprimentos.

Clara Mafalda said...

eu nao sei se tou à espera de voltar, mas já tenho saudades de casa.
*

El-Gee said...

Tu n fazes ideia do quanto me tocaste com este texto (que escreves a ti própria).

Quanto mais se aproxima a minha partida, mais penso nas diferenças que me vão esperar no regresso.

Enfim. Há que dar o salto no escuro e seguir a NOSSA vida!

Maria Strüder said...

Boa Páscoa linda e continua a escrever para nós acredita que pelo menos eu gosto (senão não pressionava tanto)

Maria Strüder said...

Miúda desaparecida:p

makoka said...

Gosto de pensar que as mudanças, por opção própria, são sempre positivas! Especialmente porque são uma consequência directa da maneira como passaste a encarar as coisas. Eu, pessoalmente, não me arrependo nada daquilo que perdi! Saudades não são sinal de arrependimento =) E eu a MINHA vida, e a MINHA independência, e as MINHAS decisões por nada!

Ando desaparecida Maria porque estou em Portugal, e portugal é sinal de desaparecimento! Mas a partir de Domingo, já da Canterbúria, devo ser mais assídua a dar noticias =)