Tuesday, April 24, 2007

Onde Estás?

Perdemo-nos.

Algures a caminho dos sonhos, pelo meio das ambições e das expectativas não nos conseguimos voltar a encontrar.

Hoje, há ali um vazio que dificilmente vai voltar a ser preenchido. Hoje já não há conversa, nem confiança, nem intimidade, nem tão pouco vontade. Hoje só nos prende a saudade do ontem. Hoje acaba tudo.

Costumávamos ser as melhores amigas. Costumávamos viver para as mesmas coisas. Costumávamos ter amigos em comuns, e vivências em comum, e vidas em comum. Costumávamos ter sempre assunto, e sempre coisas para fazer, e sempre vontade de estar juntas. Hoje já nada passa de um passado distante, de coisas que queríamos mas deixamos de querer, de amizades diferentes que fomos fazendo e perspectivas que fomos formando. Hoje não passa de um vazio, de conversas sobre o tempo e sorrisos forçados durante um serão falso acompanhado por café.

Tu não percebes como deixei tudo para trás e me fui embora. Não percebes porque não me alicia a perspectiva de uma vida inteira vivida em Portugal, não percebes porque quero mais, não entendes como gosto de estar fora de casa, nunca vais conceber a perspectiva de aos vinte anos se ser independente! Não te cabe na cabeça o distinguir a minha casa da casa da “minha mãe” ou do “meu pai”, nem perceber porque é que não é tudo na vida ter comida feita e roupa lavada.

Eu não percebo como só gostas dos lugares comuns. Não percebo como é que achas que aos vinte anos já conquistaste tudo, e não queres muito mais. Para mim, aos vinte anos está-se longe de ter encontrado a felicidade plena! Não consigo entender qual é o fascínio pelos lugares comuns, pelas pessoas conhecidas, por entrar num sítio “chique” e fazer parte da mobília. Não percebo a necessidade dessa vida social falsa, com pessoas falsas a viver numa falsa realidade. Não percebo o problema de se ser genuíno, e viver espalhafatosamente, se for preciso. Não percebo a falta de desejo, de ambição, a falta de vontade de mudar o mundo e viver outras realidades. Eu, mas devo ser só eu, não percebo a inércia.

Hoje, és uma desilusão. És vazia, e insignificante, e mesquinha até. Vives num mundo em que pelos vistos as melhores amigas oficias são as pessoas que consideras que te vão roubar o namorado (e deverei considerar-me lisonjeada por me achares uma concorrente à altura.?!). Já não sabes o que são amigos, confiança, solidariedade e coisas que tal. Hoje já não há conversas, nem intimidadas, nem pontos em comum.

E de pensar que um dia, há não muito tempo, fomos as melhores amigas.

Tenho saudades tuas. Tenho genuinamente saudades do “tu” que eu conhecia. Eras especial. Eras a minha amiga especial.

Hoje, morreste.

Hoje, és só tu.

8 comments:

Maria Strüder said...

Bem...
Antes de mais escreves lindamente e sabes disso.
Em relação a amizades que se perdem acho que isso acaba por acontecer ao longo da vida, crescemos os gostos vão mudando tal como os objectivos e os caminhos por norma são divergentes.
Mas nesses caminhos também se encontram novas pessoas...

Unknown said...

Eu também não entendo a inercia!

É triste que as coisas se passem assim.. mas a verdade é que seguimos vidas diferentes, escolhemos caminhos distintos, as vontades já não são as mesmas... e a amizade vai-se perdendo.

Também sinto saudades daquela que considerava a minha melhor amiga. Mas... pelo caminho já encontrei pessoas que valem muito a pena!

bjinho***

Os teus textos são uma delicia!

astuto said...

A inércia é essencialmente falta de coragem. Falta de coragem para abandonar a comodidade: "comida e roupa lavada."

Continua com coragem!

Unknown said...

Wow, eu não gostava de ser a tua melhor amiga (ou ex-melhor)! :P
Questões de amizade que eu dsconheço aparte, qual é o grande problema em se ser pequeno por vontade própria? Há quem diga que é a maior das virtudes...
De qualquer das formas, alguém com quem se possa tomar um café ou uma cerveja, independentemente de querer ser presidente inglês ou varredor tuga, é uma grande regalia, nem sempre com o devido reconhecimento.

Clara Mafalda said...

fico sempre tao deliciada quando ca venho
*

kkkkkk said...

estou aqui...

astuto said...

Isto está paradote...

Makoka:

Sabes onde vai ser a próxima aparição da Senhora de Fátima? Não percas a entrevista!

http://homemmau.blogspot.com/2007/06/grande-entrevista-senhora-de-ftima.html#links

Cumprimentos.

Sarah Said said...

helloooo andamos a tua espera, ou achas que se pode abrir um blog e nao escrever la nada desde abril????
beijinhos