Thursday, December 07, 2006

Só nas Inglaterras...

“Quer dizer, é que é do conhecimento geral que o povo inglês é extremamente elitista, e, não estando de forma alguma a argumentar o contrário, também é verdade que têm a mania que são os melhores em tudo e que só o que eles fazem é que está muito certo. Basta ver que os professores se referem a Inglaterra, e à Europa (como se fossem duas coisas perfeitamente distintas)”

Esta frase não teria muito mal dita assim em lado nenhum que não fosse em Inglaterra, a um professor nitidamente british. Passando à contextualização temos qualquer coisa como:
Um professor muito british: branquíssimo, pele tão extremamente de bebé que até mete impressão, altamente “posh”, britânico até à última pontinha dos seus cabelinhos brancos. Sim, porque leia-se que quando eu digo “posh” refiro-me aquele género de fatinho desengonçado (sempre sem gravata, que inglês que é inglês não se dá a essas vulgaridades), camisa às riscas, e botões de punho (variados!). Para além deste contexto geral é só uma figura bastante importante aqui nas Inglaterras, chegando mesmo a ir partilhar opiniões com a “House of Lords” (o tribunal mais importante aqui do sítio). Tirando isto, só dá para acrescentar que é o meu actual ídolo e bebe muita coca-cola diet!

Portanto depois de esta imagem de fiel nacionalista, é espantoso como a resposta à minha afirmação convicta de quem sabe muito da matéria foi simplesmente:
“Não Marta, não fico de maneira alguma ofendido, alias até gostava de explorar esse teu ponto para perceber se realmente tem algum fundamento, ou se somos mesmo nós que nos afundamos na nossa própria estupidez”

Saí da sala, e caiu sobre mim aquilo que eu tinha acabado de dizer. Respirei fundo e lembrei-me que por algum motivo chamam ao sistema inglês um dos mais avançados da Europa, quem sabe até mesmo do mundo.

No comments: