Monday, August 04, 2008

Comboios na India





Há quem considere alucinante uma volta na montanha russa, há quem dê tudo só para sentir aquela adrenalina, o pânico misturado com a excitação de testar os nossos limites. No entanto, e eu que posso dizer que já andei numas quantas montanhas russas, desafio todos esses valentes a experimentar uma viagem de comboio na Índia! E não precisa de ser uma viagem de comboio grande, daquelas em que há dormida e tudo, basta uma viagem de 10 ou 15 minutos para levar o teste aos vossos limites a um nível completamente diferente!


Ora, eu, como já era de esperar, tive essa experiência. Antes de entrar-mos na estação, as raparigas foram avisadas: “Se alguém fizer alguma coisa indecente, batam-lhe. Não, mas a sério, acertem-lhe com força e insultem-no que as pessoas juntam-se a vocês e o problema fica resolvido”. Até hoje, felizmente, ainda não tive de recorrer a estes recursos, mas pelas histórias que tenho ouvido, é uma prática bastante usual!

E claro que quando se ouve este aviso mal se entra numa estação de comboio, os níveis de adrenalina começam logo a subir por todos os motivos errados: pânico, alguma coisa vai correr mal! E a multidão, os empurrões, o lixo amontoado ao lado das escadas, as tendas montadas por todo o lado, as crianças a pedir à volta dos pais que dormem no chão, e no meio de toda esta confusão, uma vaca passeia-se sem que ninguém ache que é um fenómeno estranho! E comprar bilhetes é outra aventura, onde é tudo ao molhe e fé em deus, e todos os buracos são espaço para mais um tentar comprar o bilhete à frente dos outros.

De bilhetes comprados à que encontrar a estação. Qual é a linha? A Plataforma? Qual linha, qual plataforma! Há umas letras suspensas no ar, uns A e B, ou qualquer coisa assim parecida. De qualquer maneira, mesmo que houvesse mais, ninguém conseguiria ver no meio daquela multidão. Depois de muitas perguntas acompanhas por gestos, lá conseguimos chegar à estação. Na estação as mulheres ficam de um lado e os homens do outro. Tudo parece pacífico e não há nenhum comboio na linha. Quando fui confrontada com aquele cenário, onde até me disseram que há uma carruagem para homens e outra para mulheres, não percebi qual era o grande drama de andar de comboio. Afinal somos todos civilizados, pensei eu!

Estava eu neste meu descanso quando vejo um comboio a aproximar-se e pouco mais. Digo pouco mais porque mal eu vi o comboio já estava embrulhada numa marabunta de gente que arranha, empurra, esmaga, só para conseguir um lugarzinho naquela carruagem cheíssima de gente, que está preparada para fazer tudo o que for preciso para sair naquela estação. 40 segundos têm de ser suficientes para quem quer sair e quem quem entrar, é a lei da selva! Entre berros, arranhões e uma luta desenfreada lá consegui entrar no comboio. Entretanto tinha-me perdido das minhas amigas, e só depois de algum tempo dentro da carruagem é que as consegui localizar.
Já dentro da carruagem senta-se quem pode, e os outros sujeitam-se. Sujeitam-se aos empurrões dos que querem sair, dos que acabaram de entrar, dos que querem vender as suas coisas, dos que querem pedir dinheiro aos turistas, e daqueles que simplesmente não sabem bem o que estão ali a fazer. Eu , confesso, encontrava-me nesta última categoria! Ouvir as palavras “we are getting off at the next stop” foi aterrorizador.

O pânico, o drama, o medo do desconhecido...isto tudo junto faz com que a viagem seja inesquecível! E de repente, quando o pânico ainda nem teve tempo de se instalar, lá vai a marabunta outra vez, e os gritos, os arranhões, o salve-se quem puder! Mas da segunda vez custa menos, da segunda vez o efeito surpresa já lá não esta... Mesmo assim, não deixa de ser uma experiência...intensa.E quando voltamos à viagem de comboio, desta vez com alguém que ainda nao experimentou, a piada está em ver-mos neles o pânico do desconhecido que eu bem conheci. E nessa altura, já eu berrava, e dava instruções, e a acalmava, tal como me fizeram da minha primeira vez. Porque na India somos todos uns treinadores de bancada!








1 comment:

Matthew Wilkinson said...

It looks so busy!! Especially the train, do people really live in the dirt, or is that my babelfish making things up?

What's the photo of the ladies only thing?